acampamento, blog, dicas, montanha

Vai acampar? Confira essas dicas!

Não importa se você é expert em camping ou se vai acampar pela primeira vez, dicas são sempre bem-vindas para a sua experiência ser perfeita, né?! Por isso, separamos algumas para te ajudar durante o acampamento. 

Lembrando que algumas orientações e cuidados podem variar de acordo com o seu destino e estilo de vivência [acampamento selvagem exige mais atenção do que os que são feitos em áreas particulares, por exemplo].

white, yellow, and blue dome tent near green hammock

ITENS NECESSÁRIOS

Isso pode variar de pessoa para pessoa, mas existem alguns equipamentos que não podem faltar na bagagem.

Barraca: indispensável, né?!

Sobre-teto/Lona: responsáveis por proteger a sua barraca do sol e da chuva. Algumas barracas vem com sobre-teto ou material resistente à água. Se a sua não tiver, lembre-se de comprar uma lona independente da previsão do tempo. Uma opção é comprar plástico em loja de construção em um tamanho suficiente para cobrir sua casinha

Isolante Térmico: responsáveis por evitar que seu corpo perca calor ao entrar em contato com o solo. Existem algumas opções de isolantes e a mais simples/econômica são isolantes de espuma/EVA.

Resultado de imagem para isolante eva
Isolante de EVA :: entre R$30 e R$50

Coberta/Saco de Dormir: responsável por te aquecer e manter a temperatura do seu corpo. Sempre indicamos Saco de Dormir, porque são ideais para acampamento, mas em alguns locais mais quentes, uma coberta pode ser suficiente. Mais uma vez, leve independente da previsão do tempo – a temperatura costuma cair durante a noite, principalmente em meio à mata e montanha, onde cai drasticamente.


ANTES, DURANTE, DEPOIS

Confira todos os equipamentos: evite surpresas no dia da vivência. Independente se o equipamento for seu ou emprestado de alguém, dê uma olhada se não está faltando nenhum item, se a sua barraca está em bom estado e limpa.

Cuidado na hora de guardar na mochila, montar ou desmontar: embora resistentes, alguns itens podem ser danificados com o mal uso. Evitar forçar as varetas na hora da montagem e tomar cuidado para não rasgar a barraca com algum item pontudo dentro da sua mochila são alguns cuidados que você deve ter.

Proteja seu equipamento do sol e da chuva: na hora da montagem, procure locais planos [para não ficar no caminho da água da chuva], longe de rios [que podem aumentar o nível e transbordar] e protegidos do sol. Mesmo que não interfira na sua segurança, com esses cuidados você estará aumentando a vida útil do seu equipamento.

orange camping tent near green trees

Cuidado com bichos: mantenha a porta da sua barraca fechada para evitar que mosquitos e outros bichos entrem no seu abrigo. O mesmo vale na hora de desmontar: lembre-se de sacudir bem seu equipamento [botas, mochila, barraca] para não levar companhia para casa.

Na hora de guardar: limpe e seque bem o seu equipamento que pode estar úmido pela chuva ou orvalho e com algumas folhas ou terra na lona do piso. Se for inevitável guarda-la molhada ou suja, lembre-se de abrir o equipamento assim que chegar em casa, para evitar mofos ou outros problemas.

Preserve o meio ambiente: nunca faça fogueiras em acampamento selvagem. Em campings particulares, procure o local destinado para fogueiras (se houver). Leve seu lixo com você. Não alimente os animais, nem com frutas. Não urine ou defeque próximo a rios ou de trilhas – se não estiver com shittube, cave um buraco, defeque e depois cubra esse buraco. Ao sair, mantenha o ambiente o mais próximo possível de como você o encontrou.

Shit Tube :: Saiba Mais

Agora que você já está preparada, VAMOS acampar?

Deixe uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s