blog, dicas

prepare-se: 9 dicas para a sua trilha ser incrível

Olá aventureiras,

Preparamos algumas dicas que vão tornar a sua experiência outdoor ainda mais incrível.

Lembre-se de que não são regras, mas apenas sugestões para que você esteja em segurança e para causar o menor impacto na natureza, preservando-a para continuar desfrutando dos seus recursos. Além disso, essas são dicas para trilhas de um dia. Para trekkings maiores, os cuidados são um pouco mais detalhados. VAMOS lá?

***

1. Vá com roupas confortáveis

Evite calça jeans ou pelas que limitam seu movimento, assim, você fica mais livre para se locomover, subir em pedras e desbravar a natureza. Em dias quentes, evite roupas pesadas para não sofrer de calor.

2. Não vá de chinelo, nem rasteirinhas

Eles podem fazer você escorregar e não dão segurança aos pés. Prefira papete de trilha, tênis de caminhada ou bota de cano alto – essa é uma ótimas opção, afinal, estabiliza seu tornozelo caso você pise em falso ou torça o pé, além de proteger de animais que você pode encontrar pelo caminho

3. Leve muita água [em dias de muito calor, congelada]

Atividades físicas fazem você suar e, para repor os nutrientes e manter-se hidratada, é importante sempre tomar água. Por isso, não vá esperando encontrar mercados e bebedouros pelo caminho. É importante ter no mínimo 2L de água na mochila. Em dias quentes, você pode levar ela congelada para ir derretendo durante o trajeto, assim, você garante água gelada por mais tempo.

Além disso, todos os passeios tem seu tempo estimado de duração, mas imprevistos acontecem e podem fazer com que você fique mais tempo do que esperado na floresta ou na montanha. Alguém pode se machucar, você pode decidir aproveitar um pouco mais etc.

agenciavamos_44656031_546294022484749_6377830718972717712_n.jpg
cachoeira da imperatriz – rio de janeiro

4. Leve algo com açúcar

Trilhas, mesmo que leves, costumam exigir bastante energia. Por isso, é importante manter-se alimentada e o seu estoque de açúcar cheio para não passar mal. Barras de chocolate, barras de cereal, frutas, castanhas ou guaraná natural concentrado podem garantir a energia para o seu passeio. Evite refrigerantes.

5. Evite beber muito álcool na noite anterior

Além de te deixar desidratada e fazer com que você tenha mais sede, o álcool interfere em algumas das nossas habilidades, tais como tempo de reação, equilíbrio, coordenação e a capacidade de tomar de decisões mais rápidas e racionais [fonte]. Em atividades outdoor, é preciso estar atenta a tudo ao redor e estar em condições de reagir em casos de acidentes, animais peçonhentos etc.

6. Procure dormir bem na noite anterior

É importante estar descansada para o dia da atividade. Uma boa noite de sono vai garantir disposição e força para você desfrutar da atividade.

7. Leve uma sacola na mochila

Ela pode ser útil para carregar roupas molhadas, seu lixo pessoal ou até mesmo lixo que você pode encontrar no caminho – que, mesmo que não seja seu, é importante recolher para cuidar da natureza.

IMG_4812
floresta da tijuca – rio de janeiro

8. Não alimente os animais

Nem com frutas. Caso contrário, você pode interferir no processo natural do animal, no seu processo digestivo, causar algum efeito negativo em seu corpo ou até mesmo torná-los mais agressivos em busca de comida. Permita que os animais vivam seu processo natural de caça. Além disso, quando você entra em contato com animais selvagens, você pode transmitir alguma doença a ele ou vice-versa.

9. Evite levar animais domésticos para essas atividades

Em ambientes desconhecidos, eles podem se perder, transmitir doenças para outras pessoas e bichos através da urina e fezes, além de correr o risco de contrair doenças ou serem atacados por outros animais. Inclusive, a entrada e permanência de animais domésticos [exceto cães de guia] em Parques Nacionais é proibida por lei [veja o item 16]

10. Evite som alto

É muito bacana estar entre amigas, mas o som em alto volume atrapalha outras visitantes, além de impactar na vida de animais que vivem na natureza.

****

Divirta-se! Mas, lembre sempre de se cuidar e preservar a natureza! Cause o menor impacto possível na natureza. Deixe somente pegadas e leve apenas fotos e lembranças.

****

Se você quer trilhar com a gente, confira nossas atividades ou a nossa agenda.

Deixe uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s